Categories: Business

André Summer: ele “Açaiu” da garagem para conquistar o mundo

O ano era 1979. E em Varginha, no interior do Estado de Minas Gerais, ao 26º dia do mês de maio nascia uma celebridade empreendedora que revolucionou o mercado do açaí. E esse revolucionário tem nome: André Luiz Frade, mais conhecido como André Summer. Mineiro, messs, sim senhor… E dos bão! Desde criança, sem saber, mas já sabendo, ele sempre procurou sair da sua zona de conforto de uma maneira ou de outra. O menino André sempre foi agradecido, porém, insatisfeito, pois em sua mente ainda tenra, cultivava um espírito empreendedor que, foi revelando o verdadeiro empreendedor.

Os empregos não enchiam os seus olhos, mas os negócios, sim. Ele sempre fez de tudo um pouco e melhor. Ainda garoto perdeu o pai, mas não o seu rumo. Com 12 anos, conseguiu um trabalho como chapeiro de uma lanchonete conquistando a simpatia e a preferência dos clientes pelo capricho com o preparo dos suculentos lanches. E quem sabe não foi ali, o despertar para o mundo mágico dos alimentícios? Pode ser…

E aos 14, trocou o preparo dos lanches pela preparação instalações de sons automotivos e, novamente, obteve sucesso: aos 16 anos foi reconhecido entre os melhores instaladores de som do Brasil. E a sua inquietude o levou para outros segmentos comerciais porque as suas aptidões combinadas com as suas ideias fervilhavam o tempo todo e com isso, André Frade partiu para o comércio direto, como vendedor ambulante. A experiência somada ao seu desejo pelo conhecimento, cada vez mais mostrava a ele, que o saber não ocupava lugar.

 E seguindo em frente, atuou em outros segmentos, porém, o seu espírito irrequieto almejava experimentar algo mais, desde que ligado diretamente com o público, porque com o público, ele aprendeu e conquistou o seu espaço. Se a Fé o levou ao sucesso, a luta pelo bom combate foram os seus aliados. E o Pr. Josué Gonçalves confirma isso.

Posto que a sua Fé gere a boa energia e, paulatinamente, atrai muitas personalidades, não só dos cenários artísticos… O prestigiado veículo de comunicação Diario do Comércio – o jornal digital do empreendedor, diz: “Foi tudo uma questão de tempo…” O olhar objetivo para a qualidade sempre o levou a obter os números mais significativos. Se ele perdesse o foco perderia, igualmente, a eficácia dos seus resultados, na maioria, positivos, mostrando que podemos obter a melhor versão de nós mesmos. Basta ter boa vontade.

               Fã incondicional do açaí, toda a vez que André Frade viajava a negócios ou a passeio, ao chegar às cidades limítrofes como Itajubá e Pouso Alegre, no sul do Estado de Minas e São José dos Campos, Estado de São Paulo procurava pela iguaria, mas, ao observar o preparo, percebeu que, em cada localidade, este era feito de maneiras diferentes. E assim foi nascendo à ideia de dar um toque no sabor e na variedade, enfim… A criação de um açaí com o seu estilo.

E em 2011, dentro da garagem de sua residência, no município onde nasceu, em Varginha, Minas Gerais, a ideia tomou forma, embora na ocasião, as pessoas com maior poder aquisitivo adquirissem as barras da fruta, diretamente do Pará, pois, na cidade não havia onde comprar o açaí. E pensou consigo: “Eu posso melhorar isso!…” E com a visão e o faro de empreendedor, ele conseguiu algumas barras da fruta com um amigo e, mineiramente, começou a preparar à sua maneira.

Criativo, André Summer construiu um “dispositivo”, para bater o produto. Comprou polpas, fez algumas misturas e testou até chegar à formulação imaginada. Nascia o Açaí Summer: resultado de uma pesquisa que tornou o produto final mais cremoso e sem cristais de gelo. Basta tirar da embalagem e degustar como um verdadeiro néctar! – “Eu desenvolvi uma receita diferente, e pegou rápido!” – afirma com orgulho. E garante: o segredo começa na escolha da qualidade do açaí, que é adquirido, anualmente e dentro da safra, para não sofrer a variação da cor, da textura e do paladar oxidado pela terra.

Atraídos pelo feeling de um grande negócio, os amigos Rodrigo Resende, que hoje se tornou o diretor de operações e Leonardo Pereira, o diretor comercial, na época, investiram R$ 300 mil Reais na expansão do negócio, onde a marca Açaí Summer começou a ganhar mercado com a distribuição, e recebeu aporte para ampliar a sua produção que é exportada para quatro continentes e encontrada em países como Portugal, Itália, Alemanha, Emirados Árabes, Estados Unidos…

Além da americana FDA (Food and Drug Administration), na China, obteve o CCP (Certificado de Registro de Produto, do Ministério da Agricultura chinês); o Açaí Summer também possui outros alvarás sanitários, e com o Trade Mark™ (o símbolo de marca registrada internacional); esse é o resultado do compromisso com a qualidade e a procedência dos insumos. Esse é outro diferencial para fomentar a expansão por franquias.

https://gazeta24h.com/acai-summer-inicia-abertura-de-franquias-da-marca-em-todo-o-brasil/

Falando em franquias, a marca Açaí Summer amplia o alcance do seu full business migrando da produção para o varejo, através da franchising system. Com 15 lojas no Estado de Minas Gerais, e entrando nos mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Hoje, André Summer, além de ter se tornado, por assim dizer, o Rei do Açaí, administra a carreira de artistas como “Os Meninos da Rua 13”…

… Mas, também, dos esportivos!

Kinder Bueno, Nutella, Ganache de chocolate branco e… Açaí!

Para todos os gostos, além do tradicional creme de açaí, a Açaí Summer oferece opções combinadas com frutas. E para novas lojas, foram criados novos produtos para contornar a sazonalidade e, adaptar a marca para as diferentes regiões do país. Entre as opções fora da linha de sorvetes e gelatos há combinações de inverno com bolo, waffles e o badaladíssimo petit gateau, além do chocolate quente e até, fondue. “Em regiões onde esse produto sazonal virou ‘refeição’, trabalhamos com estratégia de opções de cardápio para garantir a rentabilidade do franqueado”, explica Paola de Almeida Pires, gestora de expansão e operacional da marca Açaí Summer. Atualmente, a Açaí Summer conta com 28 distribuidoras em seis Estados brasileiros.

O seu produto-base, hoje é revendido em diversas localidades, e renomeado, ‘sob licença’, para outras marcas que a comercializam com nomes diferentes. Agora, André Summer quer ampliar o formato do negócio migrando da produção para o varejo através franchising.  Mercado não falta: mesmo com o boom das “açaíterias”, especialmente no Sudeste do país. E por falar em ”ampliar”, uma nova marca está chegando para espalhar, deliciosamente, outra novidade, por enquanto, pelo Brasil: o Cascão Trufado! Aguardem… Enfim, a receita que começou na garagem, em um espaço “2×3″, continua trancada a oito chaves, e ninguém sabe. Apenas que alguns funcionários a conhecem pela metade.

Alguém duvida?… Se duvidar, eis o próprio fundador resumindo a sua deliciosa história, tal como o Açaí Summer. Confira:

editor

Recent Posts

Carmo Dalla Vecchia e Theo Nogueira estreiam “Todo Chapéu Me Lembra De Você” nesta sexta (17)

Atores retratam debates relevantes sobre temas sociais em peça inédita, em cartaz no Teatro Almeida Prado   Para

13 horas ago

Juan e Ravena Franco, 2 Baianos

A quase 5 anos realizamos um sonho, sempre vimos containers passando no comércio de Salvador

15 horas ago

Negras Plurais precisam de recurso para “quem está na ponta”

“A gente não era uma ONG que trabalhava com enchente. Ninguém trabalhava com enchente!”, desabafa

15 horas ago

Marlene Mattos reúne amigos para celebrar aniversário no Japan Tower

A aclamada diretora de TV, Marlene Mattos reuniu na madrugada do último domingo amigos e

18 horas ago

De Brasília para o mundo: Cantor Zé Luccas faz sucesso com hits

O cantor brasiliense Zé Luccas, artista que além de cantar de maneira excepcional, tambem se

2 dias ago