Hidratação: o principal segredo para uma pele saudável!

Tema muito relevante na rotina dos consultórios dermatológicos, a hidratação da pele é de fundamental importância para uma pele saudável e bonita. Composta em mais de 60% de água, a pele necessita de cuidados constantes para a manutenção da integridade de sua barreira celular e promover a correta proteção aos efeitos nocivos do ambiente externo. Saber identificar o seu tipo de pele é o primeiro passo para uma rotina de skincare de sucesso.

Pele seca ou desidratada? A pele caracterizada como seca está geralmente relacionada a herança genética, mas por outro lado, o nível de hidratação da pele pode flutuar. Assim, podemos ter uma pele oleosa que está desidratada (comum para fumantes) e uma pele naturalmente seca com boa hidratação (quando há reposição adequada de nutrientes e água).

Além de cosméticos de qualidade, precisamos nos preocupar com hábitos saudáveis para manter a saúde da pele. Como orienta os seus pacientes, Dra Mariana Kessel, a pele é o reflexo do que acontece “por dentro” do nosso organismo e manter uma correta hidratação é garantir o bom funcionamento do intestino e rins, responsáveis pela eliminação de toxinas.
Por onde começar? Beber muita água! A ingestão de 2l de água por dia é o indicado para garantir uma adequada hidratação, aliado a uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis.

No entanto, além de estimular a hidratação, precisamos evitar a perda de água. Para isso, reduzir o consumo de álcool, cafeína, bebidas diuréticas em excesso e cigarros são medidas válidas. Na rotina, evitar banhos prolongados e água em temperaturas elevadas, priorizar sabonetes mais adstringentes apenas em axilas, região íntima e pés e hidratar a pele logo após o banho, quando conseguimos melhor absorção dos nutrientes (por isso, é importante ter atenção na escolha dos produtos e seus ativos e seguir a orientação médica).

Hidratantes com base em ureia são boas opções para quem não gosta do veículo mais denso. Evite hidratantes com pigmentos e fragrâncias, normalmente conferem menor poder umectante e favorecem reações alérgicas.
E o soro fisiológico, realmente hidrata a pele? Uma busca rápida na internet e milagres estão relacionados ao soro fisiológico. Como o próprio nome diz ele tem características semelhantes aos líquidos corporais (suor e lágrima, por exemplo) o que o torna bastante atraente. Mas isso não significa que terá propriedades hidratantes, de limpeza ou restauração cutânea. Composto apenas por solução de cloreto de sódio e água em concentração fisiológica (0,9%) não confere qualquer efeito hidratante prolongado ou eficaz, apenas uma sensação de maciez momentânea quando aplicado à pele.

A especialista indica compressas frias de soro fisiológico para pós-procedimentos na região dos olhos na intenção de reduzir edema, mas para hidratação indica produtos com base hipoalergênica e ativos específicos para cada tipo de pele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.