Saúde, com o Dr. Rodrigo Mauro, nutrólogo

Especialistas de nutrição vêm recebendo uma chuva de mensagens de pacientes nas últimas semanas. Todos querem saber se há uma receita para aumentar a imunidade, diante da explosão do número de casos do novo coronavírus (Covid-19). O médico nutrólogo Rodrigo Mauro é um deles. Segundo ele, a dieta tem papel importantíssimo na imunidade. “É claro que fatores com qualidade do sono e estresse interferem quanto à alimentação posso dizer que a dieta moderada em calorias e com variedade de alimentos integrais pode ajudar

Existe uma relação entre dieta e imunidade?

Todas as reações químicas e manutenção da saúde de órgãos e estruturas em nosso corpo são dependentes de substâncias obtidas na alimentação ou produzidas a partir de nutrientes. A imunidade é um sistema complexo e exemplo deste tipo de interdependência.

Uma mudança na dieta pode ter efeito rápido na imunidade?

Sim. Em primeiro lugar evitando novas doenças ao cuidar da origem e da higienização dos alimentos. Diminuir ou retirar por completo os alimentos e bebidas industrializadas que contêm substâncias químicas e conservantes capazes de reduzir a absorção de vitaminas e nutrientes importantes. Em seguida, enriquecer o aporte de nutrientes ao incluir vegetais variados e alimentos integrais.

Quais alimentos ajudam a aumentar as defesas do organismo?

Frutas cítricas e vegetais (fontes de vitamina C e ácido fólico), oleaginosas como nozes e castanha do Pará (fontes de selênio, vitamina A e vitamina E), cereais integrais como a aveia (fonte cobre, ferro, manganês e fibras), ovos, cogumelos e peixes (ricos em vitamina D)

E as proteínas, são importantes? 

As proteínas exercem principalmente funções estruturais em nosso corpo. Para cuidar da imunidade recomendo uma dieta equilibrada em proteínas e que utilize também proteínas de origem vegetal com cogumelos, grão de bico, lentilhas e produtos da soja.

Castanhas e outras oleaginosas podem ajudar?

Sim, principalmente nozes e castanha do Pará são boas fontes de zinco, selênio e vitaminas A e E, nutrientes importantes para o sistema imunológico. Mas devem ser ingeridas com moderação porque são alimentos calóricos. Basta a porção de uma ou duas palmas de mão por dia. Mas evite as oleaginosas industrializadas, açucaradas, salgadas e temperadas.

Uma palavra final sobre alimentação para boa imunidade?

Ter boa imunidade é uma condição humana básica e uma vantagem evolutiva que deveria ser normal para todos. Estamos prejudicando nossa imunidade com uma dieta tão pobre em nutrientes e repleta de produtos químicos que parte de nosso potencial imunológico é consumido para neutralizar problemas causados pelos hábitos alimentares ruins. Cuide de retirar as frituras e alimentos industrializados e ingerir mais alimentos naturais e cozidos. Melhorando os hábitos ruins a imunidade voltará ao normal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.