Variedades

Tinta inseticida extermina insetos, como o mosquito da dengue

Uma tinta inseticida tem se mostrado uma ferramenta eficiente de combate a vários tipos de insetos transmissores de enfermidades endêmicas, entre os quais o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; e o Anopheles, causador da malária. Enfermidades que podem causar, inclusive, a morte.

A tecnologia, à base de tinta, foi desenvolvida na Espanha pela cientista, premiada e reconhecida mundialmente, Dra. Maria Pilar Mateo Herrero. Em sua fórmula patenteada, microcápsulas inseticidas de biopolímero são liberadas de forma lenta e gradual após a aplicação na parede.

Vale ressaltar que diferente dos inseticidas domésticos, comumente utilizados, a tecnologia INESFLY libera o inseticida apenas na superfície pintada, que é onde o mosquito pousará, não permanecendo assim no ar. O objetivo desta tecnologia é o controle de vetores em ambientes internos.

O produto já é utilizado em mais de 100 países. No Brasil, a tinta foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2020 e é fabricada e comercializada pela Inesfly Brasil. Os testes foram iniciados em 2019 e submetidos à aprovação da Anvisa, Ministério da Saúde e foram realizados Estudos Científicos pelo IEPA/Fiocruz – Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá.

E como surgiu a ideia de trabalhar com esse produto inovador, que combate vetores transmissores de doença?  “Atuamos há 10 anos no mercado médico-hospitalar, nas áreas pública e privada. Sempre buscando soluções inovadoras e exclusivas que se mostram eficazes no mundo, observamos um nicho grande e com poucas ou quase nenhuma solução nesse mercado de vetores e combate à dengue no Brasil “, explica Luiz Rolim, CEO da Inesfly Brasil.

A aplicação da tinta é indicada para residências, escolas, hospitais, prédios públicos. A tecnologia tem como foco a proteção de ambientes internos. Após a aplicação, o tempo mínimo de secagem é de 8 horas, com ambiente ventilado e aberto. Geralmente uma demão é suficiente. Ratificamos que o inseticida é liberado apenas na superfície da parede e não tem contato com o ar no ambiente de aplicação. Após aguardar a secagem do produto o efeito é imediato: horas depois já é possível observar insetos mortos no chão próximo à parede. A duração é de até dois anos, dependendo da proteção da parede ou da superfície pintada. Após esse período, basta reaplicar a tinta.

Um ponto positivo e fundamental é que quando seguidas as recomendações de uso corretamente o produto não apresenta toxicidade para pessoas e animais, ou seja, pode ser utilizado de forma segura, sem colocar em risco a saúde das famílias e animais que circulem próximo às superfícies pintadas.

 

Foto: divulgação

A tecnologia já vem sendo utilizada em vários Municípios e Estados em formato de projeto piloto. Podemos citar, como exemplo, Jaboatão dos Guararapes e a Ilha de Fernando de Noronha em Pernambuco. No Distrito Federal, em parceria com a secretaria de educação do GDF (Governo do Distrito Federal), DIVAL (Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde), PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Exército Brasileiro DF SMU, seguimentos da Administração Pública foram imunizadas no mesmo formato de projeto piloto. Podemos citar casas da PMB – Prefeitura Militar de Brasília, instituições públicas como o Centro de Ensino Fundamental 01 de Sobradinho, DASG – Divisão de Apoio e Serviços Gerais da Policia Cívil do Distrito Federal e em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.  Ainda em Jaboatão dos Guararapes (PE), dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes no último mês de janeiro: uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado. No Rio de Janeiro, a pintura está sendo realizada em escolas do município de Duque de Caxias.

A empresa está com outros projetos piloto em execução no estado de São Paulo, Goiás, Amazonas e Paraíba.

“Os resultados relatados têm sido excelentes. O produto combate, além do Aedes Aegypt , o borrachudo e os insetos causadores de doenças como malária, Doença de Chagas e leishmaniose, entre outras”, explica Luiz Rolim, ressaltando que a empresa dispõe de testes e laudos de 10 países diferentes, além de testes via OMS (Organização Mundial da Saúde).

allanborges

Recent Posts

Carmo Dalla Vecchia e Theo Nogueira estreiam “Todo Chapéu Me Lembra De Você” nesta sexta (17)

Atores retratam debates relevantes sobre temas sociais em peça inédita, em cartaz no Teatro Almeida Prado   Para

15 horas ago

Juan e Ravena Franco, 2 Baianos

A quase 5 anos realizamos um sonho, sempre vimos containers passando no comércio de Salvador

17 horas ago

Negras Plurais precisam de recurso para “quem está na ponta”

“A gente não era uma ONG que trabalhava com enchente. Ninguém trabalhava com enchente!”, desabafa

17 horas ago

Marlene Mattos reúne amigos para celebrar aniversário no Japan Tower

A aclamada diretora de TV, Marlene Mattos reuniu na madrugada do último domingo amigos e

19 horas ago

De Brasília para o mundo: Cantor Zé Luccas faz sucesso com hits

O cantor brasiliense Zé Luccas, artista que além de cantar de maneira excepcional, tambem se

2 dias ago