Você já ouviu falar em Benchmarking?

Por: Juliana Scivoletto

Benchmarking é uma expressão comum no mercado corporativo que significa Referência. É uma análise aprofundada das empresas que são referências no mercado, visando a otimização dos resultados de um negócio ou de uma marca. É como se fosse uma análise comparativa entre uma empresa referência e outra.

Fazer comparação é natural para todos nós desde a infância. Comparamos o brinquedo, as tarefas da escola, as roupas, a altura e diversas outras coisas que envolvem a juventude. E isso continua na fase adulta. Quantas vezes você fez uma comparação entre sua vida e a de um vizinho, algum amigo próximo ou parente?

Fazemos isso naturalmente. E no mundo corporativo não é diferente. Mas, hoje, não vou aprofundar sobre o que é o benchmark, mas sim trazer os Insights, ou seja, a ideia onde ele atua.

Diante de um cenário de dificuldade, acredite, muitas pessoas estão passando – ou já passaram – pela mesma situação que você. E essa é a parte mais fantástica! Então, porque queremos resolver tudo sozinhos?

Vou te falar dois passos simples que você pode fazer agora, mediante uma situação para a qual não está encontrando respostas. Você precisará somente de uma coisa: planejamento.

1 – Dentro de todas as empresas temos um grande ativo: as pessoas. Então, dentro da sua empresa, identifique pessoas que você entenda como referência em suas funções de diferentes setores, independente de você ter relacionamento com ela ou não, o importante é ser de setores diferentes dos seus e que você a veja como referência em sua área.

2 – Todas as empresas têm clientes e fornecedores. Identifique quais são as que você tem mais afinidade, independente do segmento, ressalto que o importante aqui é elas sejam referência para você.

Se você for empresário fale com outro proprietário, ou alguém da direção, gerência; se você for funcionário, busque alguém com uma função parecida ou igual a sua na outra empresa.

Além disso, perceba também o posicionamento que a empresa esta tendo no momento, realizando uma breve pesquisa digital mesmo para saber informações mais atualizadas sobre eles, mas o importante mesmo é que esta empresa seja uma referência para você .

Feito isso, organizando estes dois passos, interno e externo, selecionado estas pessoas, exponha para elas em momentos diferentes a situação problema, converse (virtualmente ou por telefone ), tenha uma listinha com algumas perguntas referente ao assunto para serem discutidas.

Pode ser que você não tenha a resposta que precise de forma imediata, mas pode acreditar, esse bate-papo vai ampliar muito seu campo de visão sobre o assunto, e possivelmente você terá alguns pontos de vista diferentes sobre uma mesma situação.

Ah! E aqui vai uma dica bônus: se o bate-papo não adicionou nada para você, pode ser que – sem querer – você tenha acrescentado algo com quem conversou. Espero que tenham gostado do insight de mercado.

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