Categories: Variedades

Saúde, com o Dr. Rodrigo Mauro, nutrólogo

Especialistas de nutrição vêm recebendo uma chuva de mensagens de pacientes nas últimas semanas. Todos querem saber se há uma receita para aumentar a imunidade, diante da explosão do número de casos do novo coronavírus (Covid-19). O médico nutrólogo Rodrigo Mauro é um deles. Segundo ele, a dieta tem papel importantíssimo na imunidade. “É claro que fatores com qualidade do sono e estresse interferem quanto à alimentação posso dizer que a dieta moderada em calorias e com variedade de alimentos integrais pode ajudar

Existe uma relação entre dieta e imunidade?

Todas as reações químicas e manutenção da saúde de órgãos e estruturas em nosso corpo são dependentes de substâncias obtidas na alimentação ou produzidas a partir de nutrientes. A imunidade é um sistema complexo e exemplo deste tipo de interdependência.

Uma mudança na dieta pode ter efeito rápido na imunidade?

Sim. Em primeiro lugar evitando novas doenças ao cuidar da origem e da higienização dos alimentos. Diminuir ou retirar por completo os alimentos e bebidas industrializadas que contêm substâncias químicas e conservantes capazes de reduzir a absorção de vitaminas e nutrientes importantes. Em seguida, enriquecer o aporte de nutrientes ao incluir vegetais variados e alimentos integrais.

Quais alimentos ajudam a aumentar as defesas do organismo?

Frutas cítricas e vegetais (fontes de vitamina C e ácido fólico), oleaginosas como nozes e castanha do Pará (fontes de selênio, vitamina A e vitamina E), cereais integrais como a aveia (fonte cobre, ferro, manganês e fibras), ovos, cogumelos e peixes (ricos em vitamina D)

E as proteínas, são importantes? 

As proteínas exercem principalmente funções estruturais em nosso corpo. Para cuidar da imunidade recomendo uma dieta equilibrada em proteínas e que utilize também proteínas de origem vegetal com cogumelos, grão de bico, lentilhas e produtos da soja.

Castanhas e outras oleaginosas podem ajudar?

Sim, principalmente nozes e castanha do Pará são boas fontes de zinco, selênio e vitaminas A e E, nutrientes importantes para o sistema imunológico. Mas devem ser ingeridas com moderação porque são alimentos calóricos. Basta a porção de uma ou duas palmas de mão por dia. Mas evite as oleaginosas industrializadas, açucaradas, salgadas e temperadas.

Uma palavra final sobre alimentação para boa imunidade?

Ter boa imunidade é uma condição humana básica e uma vantagem evolutiva que deveria ser normal para todos. Estamos prejudicando nossa imunidade com uma dieta tão pobre em nutrientes e repleta de produtos químicos que parte de nosso potencial imunológico é consumido para neutralizar problemas causados pelos hábitos alimentares ruins. Cuide de retirar as frituras e alimentos industrializados e ingerir mais alimentos naturais e cozidos. Melhorando os hábitos ruins a imunidade voltará ao normal.

allanborges

Recent Posts

Rainha do Copo produz mais de 30 mil copos personalizados

Por muito tempo, quem quisesse ter um copo personalizado para eventos ou presentes tinha de

7 horas ago

A Zona Norte de São Paulo está prestes a receber uma inovação empolgante no cenário digital brasileiro AKKASA

A primeira casa de conteúdo e influenciadores da região, está pronta para revolucionar o marketing

8 horas ago

Dia das mães: Simone Campos explica como concilia vida e profissão

Iniciar um negócio realmente não é nada simples, assim como gerar uma vida também não

8 horas ago

Dia das mães: Simone Campos explica como concilia vida e profissão

Iniciar um negócio realmente não é nada simples, assim como gerar uma vida também não

8 horas ago

Erika Hilton assinará ‘orelha’ de livro sobre ativista Indianarae Siqueira

Será lançado em maio o livro ‘Indianarae Siqueira – Uma Vida Em DesTransição,’ pela Editora

8 horas ago

Marlene Mattos reúne amigos para celebrar aniversário no Japan Tower

aclamada diretora de TV, Marlene Mattos reuniu na madrugada do último domingo amigos e familiares,…

9 horas ago